domingo, 12 de setembro de 2010

Dia Internacional do crochê

Hoje é o dia internacional do crochê!
Pouco se conhece dos primeiros idos do crochê, mas acredita-se que os primeiros trabalhos foram feitos com os dedos.

Alguns teorizam que o crochê evoluiu de práticas tradicionais na Arabia, América do Sul ou China, mas não existe nenhuma evidência decisiva dessa técnica antes de sua popularidade na Europa durante o século 19. Os escritos mais velhos que se tem datam do ano de 1812 e a primeira receita de crochê publicada apareceu na revista holandesa "Penelope" em 1824.
No século 19 na França, Reino Unido e America , o crochê começou a ser usado como um substituto mais barato para as outras formas de rendas. O preço da linha de algodão industrial estava baixando, e apesar das rendas de crochê gastarem mais linha do que as rendas de bilro e outras, o crochê era mais rápido de fazer e mais fácil de ensinar.
Durante a Grande Fome Irlandesa, freiras Ursulinas ensinaram mulheres e crianças locais a fazer crochê. O trabalho delas eram mandados por toda a Europa e America e eram comprados pela beleza e também por questões caridosas para ajudar aquela população faminta.
(Por Revista do Factoring)

Para comemorar este dia em grande estilo, desejo a minhas amigas crocheteiras e (tricoteiras também) que nossas agulhas não parem jamais e continuem a produzir peças  lindas e criativas. Posto aqui alguns trabalhos dos  meus últimos em crochê.
  
 

3 comentários:

nadornia disse...

Hola amiga linda,divinos todos tus trabajos no se cual escoger.
Felicitaciones.
Besitos
Doris

Flávia Pereira disse...

Seus trabalhos estão maravilhosos amiga. Parabéns. Carinhos!

Jacqueline Emery disse...

Muito obrigada, meninas!
Beijos.